Bares E Restaurantes De Curitiba Nas Décadas De 1950 E 1960: Gosto, Prazer E Sociabilidade

Bar Stuart, Churrascaria Cruzeiro, Bar Triângulo, Bar Mignon, Restaurante Caça e Pesca, Bar Palácio, Bar Paraná, Restaurante Embaixador, Restaurante Zacarias, Restaurante Rio Branco, Ile de France, Restaurante Gruta Azul, Iguaçu, Cascatinha, Madalosso, Buraco do Tatu, Cinelândia da Ermelino, Cinelândia da Barão, Lá no Pasquale, Restaurante Colibri, são alguns dos espaços da nossa cidade, que fizeram, e alguns ainda fazem, das idas a bares e restaurantes um ritual de valorização da comensalidade e de celebração da amizade e da vida.

Este projeto é a publicação da tese de doutorado em História da Profa. Dra. Maria do Carmo Brandão Rolim, sobre a história de bares e restaurantes de Curitiba que fizeram sucesso durante as décadas de 1950 e 1960. Intitulada “Gosto, prazer e sociabilidade: bares e restaurantes de Curitiba / 1950-60”, foi orientada pelo professor Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos e apresenta a história dos estabelecimentos mais prestigiados naquele período, identificando as especialidades da casa, cardápios, pratos preferidos pela clientela, ingredientes e condimentos utilizados no preparo das comidas, receitas concebidas, louçaria, ambiente e características do espaço físico. Concluída em 1997, a tese trata de tema inédito e os dados e resultados obtidos carregam uma originalidade reconhecida pelos pesquisadores da História e Cultura da Alimentação como leitura obrigatória e como marco historiográfico.

Fruto de uma pesquisa primorosa, que deu origem a tese de doutorado em História em 1997, este projeto cultural teve como complemento uma pesquisa de imagens que resultou na exposição “Entre mesas e balcões: restaurantes e bares de Curitiba” na Casa Romário Martins em 2016. Agora juntas neste projeto, trazem à tona a memória curitibana dos restaurantes e bares. Um convite a sentar novamente em suas mesas e balcões, e saborear suas histórias.

A contrapartida social foram a realização de palestras e de oficinas de ilustração para crianças, ambas gratuitas, com distribuição gratuita de 1000 exemplares do livro.

Ficha técnica

Proponente, Produção de Texto e Palestrante I Maria do Carmo Marcondes Brandão Rolim I Coordenação do Projeto e Edição I Victor Augustus Graciotto Silva I Produção Cultural I Juliana Cristina Reinhardt I Revisão de Texto I Regina Maria Schimmelpfeng de Souza I Projeto Gráfico e Design I Rafael Ferrer Kloss I Assessoria de Imprensa I Máquina de Escrever I Ilustração e Oficinas de Ilustração I Raro de Oliveira I Fabiano Vianna I Produção Gráfica I Gilberto Ricetti

Projeto contemplado no Mecenato / 2013 e realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.

Incentivo:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Produto Cultural:

Livro impresso I Palestra I Oficina de Ilustração

0

SUBIR

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Mais Info