A Igreja Alemã

Neste projeto identificamos e registramos a Igreja de Cristo como patrimônio cultural de Curitiba. Situada na Rua Inácio Lustosa, no Bairro São Francisco, é frequentada por alemães e seus descendentes. É a segunda igreja erguida de confissão luterana pela comunidade alemã em Curitiba e completou 100 anos em 2013. A construção desta igreja ocorreu como resultado da ruptura na comunidade luterana residente em Curitiba, ocorrida no início do século XX. A Igreja de Cristo é um dos poucos estabelecimentos religiosos da cidade que ainda mantém o culto em alemão. Até pouco tempo atrás sua comunidade era considerada “residual”, uma comunidade constituída por alemães idosos, descendentes dos fundadores da comunidade luterana de Curitiba, formada pelos primeiros imigrantes alemães da cidade. Porém, hoje esta mesma comunidade passa a abarcar novos integrantes, com pensamentos e práticas diferenciadas.

A cultura não é imóvel, estanque, ela sofre adaptações e mudanças. A identificação e o registro deste lugar e desta comunidade são importantes para a identificação de sua história e para as referências culturais dos seus integrantes. Esta comunidade mantém  várias  manifestações como resistência aos períodos de insegurança vividos, quando vieram e se estabeleceram no Brasil, e também durante as duas guerras mundiais, quando eram vistos como inimigos por parte dos brasileiros (tiveram seus estabelecimentos depredados, as relações com seus vizinhos, antes amigos, ficaram abaladas, não podiam mais falar o alemão em público, por exemplo). A religião, então, tornou-se um ponto de resistência. Em um diálogo constante com a História, desvelando significações, especificidades, formas de identificação cultural, a pesquisa, registrada na forma de um livro impresso, focalizou momentos e processos que foram importantes para a construção das identidades que formaram a sociedade curitibana.

 

Ficha técnica: Proponente e Coordenação do Projeto I Juliana Cristina Reinhardt I Pesquisa e Organização da Obra I Juliana Cristina Reinhardt I Regina Maria Schimmelpfeng de Souza I Produção de Texto I Carlos Augusto Bohmann I Juliana Cristina Reinhardt I Regina Maria Schimmelpfeng de Souza I Sérgio Odilon Nadalin I Elisabeth Seraphim Prosser I Annelie von Baranow Schellin I Produção Cultural I Juliana Cristina Reinhardt I Revisão de Texto I Regina Maria Schimmelpfeng de Souza I Projeto Gráfico e Design I Rafael Ferrer Kloss I Assessoria de Imprensa I Ana Carolina Caldas I Fotografia I Konrahd Karam I Victor Augustus Graciotto Silva

 

Projeto contemplado no Edital Casa Romário Martins e Memorial de Curitiba / 2014 e realizado com o apoio do Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba – Prefeitura de Curitiba.

 

Produto Cultural:

Livro impresso

0

SUBIR

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Mais Info