Pratos salgados alemães: Broa, pães e acompanhamentos

Projeto de realização de oficinas culinárias de tradicionais pratos salgados dos imigrantes alemães de Curitiba, ministrados pela artesã culinária Rosamaria Lohman Konieczniak e com palestra sobre cultura alimentar e imigração pela nutricionista e doutora em História, Juliana Cristina Reinhardt.

A culinária alemã, presente na mesa dos descendentes de imigrantes se traduz em um bem cultural transmitido de geração para geração. Transmitidos de mãe para filha, seja através apenas da oralidade, seja pelos cadernos de receitas, trazem consigo histórias da Curitiba do século XX, de eventos marcantes como os primeiros contatos dos alemães com as terras
curitibanas, destacando o período que compreendeu as duas Grandes Guerras Mundiais. Estes momentos históricos se constituem hoje como símbolo de pertencimento e podem ser considerados bens culturais tradicionais de uma parcela da sociedade curitibana. A comida, representada principalmente pelos pratos típicos, significou para estes descendentes de imigrantes alemães uma das formas de perpetuar sua identidade cultural e étnica.

Mãos habilidosas realizam a arte de fazer a broa de centeio com acompanhamentos de chucrute, linguiça de batatas (Kartoffelwurst ou Krummbeerewurschd), patê de torresmo (GRIEBESCHMIER) ou o ovo mexido de Hunsrück (EIERSCHMIER), que marcam o paladar alemão. Mãos que trazem também histórias de vida, de memórias da passagem dos ensinamentos culinários, do cotidiano da cozinha e do café da tarde. O projeto divulga e valoriza o trabalho culinário de Rosamaria Lohman Konieczniak, que ensina aquilo que mais sabe fazer: a cultura através da comida alemã. E promovemos a transmissão deste saber culinário para além dos descendentes de imigrantes alemães, oportunizando o conhecimento da cultura alemã e da história de Curitiba.

Também houve momento de degustação aberto ao público do Pavilhão Étnico de Curitiba e do Mercado Municipal.

 

As receitas elaboradas foram as seguintes:

1. BROA DE CENTEIO
2. PÃO DE TRES CORES
3. PÃO TIPO PUMPERNIKEL
4. LINGÜIÇA DE BATATAS (Kartoffelwurst ou Krummbeerewurschd)
5. PATÊ DE TORRESMO (GRIEBESCHMIER)
6. EIERSCHMIER (OVO MEXIDO DO HUNSRÜCK)
7. TORTA DE CEBOLA (ZWIEBELKUCHEN)
8. CHUCRUTE (SAUERKRAUT)

Ficha técnica

Proponente e Ministrante da Oficina Culinária I Rosamaria Lohman Konieczniak I Coordenação do Projeto e Produção Cultural I Victor Augustus Graciotto Silva I Palestrante I Juliana Cristina Reinhardt

Projeto contemplado pelo EDITAL Nº 008/2019 – FOLCLORE – CRIATIVIDADE CULTURAL PELA
CIDADE e realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.

Produto Cultural:
Oficina Culinária I Palestra I Degustação de pratos culinários

0

SUBIR

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Mais Info