Este projeto é uma adaptação da dissertação CONHECIMENTOS (ETNO)MATEMÁTICOS DE PROFESSORES GUARANI DO PARANÁ pela professora Iozodara Telma Branco de George, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná, concluída em 2011, sob orientação do Prof. Dr. José Carlos Cifuentes. Apresenta as histórias de vida, experiências e conhecimentos diferenciados das populações indígenas, buscando recuperar e deixar registrados conhecimentos matemáticos de natureza empírica da cultura Guarani, antes que se percam no tempo, bem como de tentar aproximá-los do contexto que é proposto na Educação Matemática. Por meio da troca, do discurso e da aproximação, registram-se as memórias de professores indígenas, contribuindo para que se crie uma consciência coletiva a respeito da importância do passado dessa cultura. Com isso, temos o registro dos aspectos culturais Guarani, a trajetória histórica das comunidades, suas regiões de origem e os falantes da língua Guarani, os contextos usados para disseminação e manutenção dos aspectos culturais e as atividades tradicionais com conhecimentos matemáticos.
Ficha técnica
Proponente e Produção de Texto | Iozodara Telma Branco de George | Entrevistados | Carlos Cabreira | TeodoroTupã Jeguavy Alves | Colaboradores | Carlos Roberto Vianna | Lilianny Rodriguez Barreto dos Passos | Coordenação do Projeto e Edição | Victor Augustus Graciotto Silva | Revisão de Conteúdo | Maria Bethânia de Araújo | Revisão de Texto | Regina Maria Schimmelpfeng de Souza | Projeto Gráfico e Design | Rafael Ferrer Kloss
Projeto contemplado no Mecenato / 2013 e realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.
Incentivo: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Produto Cultural:
Livro impresso