Alemães, Comida e Identidade: Uma tese ilustrada

Neste projeto foi feita a adaptação de uma tese em História, com a realização de pesquisa complementar e publicação de um livro impresso sobre a presença hoje de tradições culinárias entre os descendentes de imigrantes alemães luteranos em Curitiba. Na medida em que, através destas, podemos alcançar e compreender sentimentos e significados enraizados, vestígios oriundos de acontecimentos marcantes – como o período entre guerras – que desencadearam processos de tentativa de preservação do grupo estudado por meio da preservação de manifestações étnicas, resgatando ou reafirmando uma identidade, fazendo assim a comunicação do presente com o passado através da memória. Estes acontecimentos fazem parte do processo histórico de estabelecimento dos imigrantes alemães no Sul do Brasil e é dentro deste processo que podemos observar a construção de uma identidade étnica, a qual, hoje, pode ser percebida através da comida. Para tanto, buscamos conhecer as tradições culinárias de ontem e de hoje presentes no cotidiano, finais de semana, aniversários, Natal, Páscoa e outras celebrações, percebendo as mudanças, adaptações, incorporações e exclusões que ocorreram entre elas, bem como o sincretismo evidenciado pelas mesmas, produto do contato entre as diversas culturas formadoras da sociedade curitibana. Para este fim, reconstruímos memórias de pessoas selecionadas, através da metodologia da história oral.  Entendemos que o vínculo destas pessoas com suas tradições culinárias trazem à tona também a reafirmação ou renovação de uma identidade étnica alemã – o Deuschtum -, através da memória que a comida pode despertar, traduzindo-se em uma memória coletiva. Isto porque, juntamente à construção de uma identidade étnica, erguem-se as fronteiras étnicas, que separam os “de dentro” dos “de fora” do grupo. A comida, sendo um dos componentes da etnicidade, pode exercer o papel de veiculadora de uma identidade étnica, agindo como fronteira. As tradições culinárias só se mantêm porque estão a todo momento sendo reelaboradas, em um processo dinâmico, como a etnicidade e a própria identidade.

 

Ficha técnica

 

Proponente e Produção de Texto I Juliana Cristina Reinhardt I Coordenação do Projeto e Edição I Victor Augustus Graciotto Silva I Produção Cultural I Juliana Cristina Reinhardt I Revisão de TextoI Regina Maria Schimmelpfeng de Souza I Projeto Gráfico e Design I Alejandro Akira Okumura Magnere I Carolina Corção I Fotografia I Victor Augustus Graciotto Silva I Ilustração I Rafael Mox Wensersky I Fabiano Vianna I Cássio Shimizu I Palestrante I Juliana Cristina Reinhardt

 

Projeto contemplado no Mecenato / 2013 e realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.

 

Incentivo:  CELEPAR

Produto Cultural:

Livro impresso

0

SUBIR

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Mais Info