Adaptação e publicação da dissertação realizada no Programa de Pós-Graduação de História da UFPR, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos. Relato sobre um lugar tradicional que marca a dinâmica urbana de Curitiba e em que se entrelaça comida e sociabilidade, e tido por tantas pessoas como um patrimônio gustativo da cidade. O Bar Palácio é apresentado centralizando na relação dos clientes com sua comida tradicional, aliando estudos referentes à memória, à alimentação e ao patrimônio. A alimentação é um tema comovente por se integrar a um campo muito sensível da vida das pessoas, a formação do gosto alimentar. O gosto que cada um tem e que, ao mesmo tempo, pode ser comum a várias pessoas. São muitas as variantes que determinam o que gostamos e o que não gostamos. As experiências e as lembranças são dois fortes fatores que influenciam em nosso apetite. Esse livro fala um pouco disso, de como a vida nos nutre, nessa mistura de comidas e conversas, e, posta na relatividade do tempo, sobressai o significado dessas experiências na formação de identidades, pessoal e coletiva.
Ficha técnica:
Proponente e Produção de Texto I Mariana Corção I Coordenação do Projeto e Edição I Victor Augustus Graciotto Silva I Edição de Conteúdo e Revisão de Texto I Regina Maria Schimmelpfeng de Souza I Projeto Gráfico e Design I Eli Godoy Martins Pio I Ilustração da Capa I Alejandro Akira Magnere I Fotografia I Carolina Corção
Projeto contemplado no Edital Difusão de pesquisas históricas / 2011 e realizado com o apoio do Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba – Prefeitura de Curitiba.
Produto Cultural:
Livro impresso