A Padaria América e o pão das gerações curitibanas

Publicação da dissertação em História da PGHIS-UFPR, na área de História da Alimentação, orientada pelo professor Carlos Roberto Antunes dos Santos. Analisa a tradição de se fazer e se comprar o pão na padaria mais antiga da cidade.

A história da padaria está intimamente ligada à história de Curitiba e suas modificações ocorreram como reflexo das ocorridas na cidade e em sua sociedade. A Padaria América, a mais antiga de Curitiba em atividade, fundada em 1913 por Eduardo Engelhardt, descendente de imigrante alemão, e que até hoje procura manter as receitas e o modo de fazê-las como no início do século XX. Quem hoje administra e mantêm a padaria são os bisnetos do fundador. A tradição de fazer pães, bolachas e doces alemães foi passada de pai para filho e hoje, a grande parte de quem compra na Padaria América, são os filhos e netos daqueles que compravam na época do fundador: os imigrantes alemães, poloneses, ucranianos, italianos, portugueses. O fazer e o comprar foram transmitidos de geração para geração. O carro-chefe da padaria é a broa de centeio. A clientela de hoje é formada pelos clientes fiéis (descendentes de imigrantes) e também por aqueles que se seduziram pela “tradição” que hoje a padaria representa. Muitas coisas da padaria remetem ao passado: além das preparações, a própria loja constitui-se como local de referência, funcionando no mesmo local há 80 anos, sendo que, nos 15 primeiros, funcionava a apenas uma quadra da atual localização. Muitos funcionários trabalham há mais de 40 anos no estabelecimento, como por exemplo, a funcionária que cuida do caixa da padaria, que está há 45 anos no local, e dois padeiros que lá trabalham há quase 50 anos.

Ficha técnica: Proponente e Produção de Texto I Juliana Cristina Reinhardt I Coordenação do Projeto e Edição I Victor Augustus Graciotto Silva I Produção Cultural I Juliana Cristina Reinhardt I Revisão de Texto I Regina Maria Schimmelpfeng de Souza I Fotografia e Projeto Gráfico e Design I Eli Godoy Martins Pio

Projeto contemplado no Mecenato / 2008 e realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.

Incentivo: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – SIEMENS

Apoio: Empada Brasil – Curitiba; Padaria América – Produtos Engelhardt; Allegro Gelateria

Produto Cultural: Livro impresso

0

SUBIR

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Mais Info