Se essa rua fosse minha

O projeto teve como ponto de partida a realização de pesquisa sobre as famílias italianas que são nomes de rua dos bairros Santa Felicidade, São Braz, Orleans, Butiatuvinha, Cascatinha, Santo Inácio, trazendo à tona sua história, memória, seus bens culturais. A partir dos nomes destas famílias, contatamos os descendentes para saber quais vivem ainda nestes bairros e onde residem. Conhecemos suas histórias de vida e de seus ascendentes, pioneiros da formação dos bairros italianos de Curitiba.

Nestes bairros muitas das ruas são nomes dos imigrantes italianos que moravam ali. Cerca de 30 famílias vindas da região do Vêneto foram as colonizadoras desta região e muitos dos seus descendentes ainda moram por lá, muitas vezes no mesmo lugar. Devido a este cenário muitos são os traços da cultura que são mantidos. O comércio é povoado de nomes italianos: mercados, papelarias, escolas, padarias, restaurantes. A comida típica está presente dentro e fora de casa: o grostoli nas padarias (em outras padarias da cidade temos a cueca virada, enquanto que nesta região, a cueca virada tem nome italiano), o sagu e a caçarola como sobremesa dos restaurantes. Também o risoto, polenta, frango à passarinho, lasanha, macarrão, nhoque. Além das festas tradicionais italianas do Bosque São Cristóvão (Festa da Uva e Festa do Frango, polenta e vinho), outras festividades, encontros menores acontecem ao longo do ano, como o famoso “churrasco de igreja”, com apresentação do Coral Italiano. E neste almoço, um prato típico não pode faltar: o risoto. As vezes até se fazendo de prato principal.

O projeto teve como contrapartida social a realização de palestra pela pesquisadora Juliana Cristina Reinhardt e também a realização de Oficina de Fotografia e Memória, voltada para crianças e adolescentes, priorizando a memória e os registros fotográficos da presença cultural italiana, ministrado por Carolina Corção e Deborah Schwanke. Ambas foram gratuitas e também a tiragem de 1000 exemplares do livro impresso foram doados gratuitamente.

Os resultados da pesquisa foram registrados em um livro impresso e um livro digital, também foi produzido um site – www.italianosdesantafelicidade.com.br – levando ao público os bens culturais e simbólicos que carregam estes descendentes de italianos, valorizando a memória desses moradores que, ao longo dos anos, formaram esta comunidade.

Ficha técnica

Proponente e Coordenação da pesquisa I Juliana Cristina Reinhardt I Coordenação do Projeto, Edição e Produção Cultural I Victor Augustus Graciotto Silva I Produção de texto I Juliana Cristina Reinhardt I Eliane Gulin Cordeiro Lemes I Revisão de Texto I Elys Faria Bittencourt I Projeto Gráfico e Design I Rafael Ferrer Kloss I Produção Gráfica I Gilberto Ricetti I Fotografia e Digitalização de Imagem I Victor Augustus Graciotto Silva I Ministrante da Oficina de Fotografia I Carolina Corção I Deborah Schwanke I Palestrante I Juliana Cristina Reinhardt

Projeto contemplado no Mecenato / 2016 e com o incentivo do Colégio Positivo e apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba.

Produto Cultural:

Livro impresso I Livro digital I Site I Oficina de Fotografia I Palestra

Clique aqui para baixar gratuitamente o livro em sua versão PDF. 

0

SUBIR

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Mais Info