Diz o que comes e te direi quem és: alemães, comida e identidade

Adaptação e publicação da tese realizada no Programa de Pós-Graduação de História da UFPR, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos. Trata das tradições culinárias entre os descendentes de imigrantes alemães luteranos em Curitiba. Apresenta a alimentação cotidiana, do dia de semana e do final de semana, e as tradições culinárias preparadas e consumidas em ocasiões especiais, como na Páscoa e no Natal. Identifica quais estavam presentes entre os alemães da primeira metade do século XX, analisa o significado de sua presença, as adaptações e modificações realizadas e a influência dos contatos culturais que se refletem na alimentação destes descendentes de alemães e desencadearam processos de tentativa de preservação por meio de manifestações étnicas, resgatando ou reafirmando uma identidade através da memória.

Ficha técnica:
Proponente e Produção de Texto I Juliana Cristina Reinhardt I Coordenação do Projeto e Edição I Victor Augustus Graciotto Silva I Produção Cultural I Juliana Cristina Reinhardt I Edição de Conteúdo e Revisão de Texto I Regina Maria Schimmelpfeng de Souza I Projeto Gráfico e Design I Eli Godoy Martins Pio I Ilustração da Capa I Rafael Wensersky Mox

Projeto contemplado no Edital Difusão de pesquisas históricas / 2011 e realizado com o apoio do Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba – Prefeitura de Curitiba.

Produto Cultural: Livro impresso

0

SUBIR

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Mais Info