Capoeira criança: Arte ritmo e movimento

O projeto Capoeira Criança surgiu em 2001 como proposta de ensino de capoeira na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede privada de ensino da cidade de Curitiba. Como atividade extracurricular, a prática de capoeira vem sendo desenvolvida a partir de uma perspectiva pedagógica, ou seja, as crianças, os alunos e as alunas, ao adentrarem o universo da capoeira – com seus movimentos, instrumentos, músicas, símbolos e rituais -, são estimulados a fortalecer suas potencialidades cognitivas, afetivas, sociais, culturais e estéticas que influenciam e colaboram na construção de suas identidades e autonomia.
Dessa experiência nasceu a ideia – e também o desejo – de estender o projeto para crianças da rede pública de ensino. Para tanto, buscou-se incentivo junto ao Edital do Mecenato Subsidiado 2015, da Fundação Cultural de Curitiba.
Ao ser contemplado com recursos e apoio financeiro do Banco do Brasil, o projeto Capoeira Criança desenvolveu-se por um período de oito meses, entre maio e dezembro de 2016, em três Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba: Nely Almeida, Nice Braga e Centro Cívico.
O apoio financeiro foi fundamental para o desenvolvimento das atividades e permitiu acesso às aulas e prática de capoeira a aproximadamente 120 crianças da rede municipal. Entre as atividades do projeto destacaram-se as aulas semanais com estímulo à prática dos movimentos de capoeira; o contato com instrumentos musicais, tais como, agogô, atabaque, pandeiro, reco-reco e berimbau; a confecção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados, como o berimbau de cano de PVC, de lata, garrafa pet, entre outros. Com ênfase na musicalização, estimulou-se o desenvolvimento do ritmo, do canto e da organização da Roda de Capoeira.
Além disso, como atividades desenvolvidas destaca-se a produção de desenhos elaborados pelas crianças a partir de suas experiências com o mundo da capoeira, que representam seus pontos de vista e o seu protagonismo nas atividades e materiais produzidos durante o projeto. Estes desenhos ilustram esta publicação e os certificados do batizado, como também o material de divulgação deste projeto.
O projeto culminou com o ritual do batizado de capoeira, que contou com a participação da comunidade escolar – pais, mães, irmãos e irmãs, avôs e avós, e demais familiares; professoras e professores; coordenadoras e coordenadores; diretores e diretoras; funcionários e funcionárias – dos Centros de Educação Infantil, que foram convidados a gingar, cantar e celebrar no centro da roda com as crianças.
Esta publicação tem como objetivos registrar as atividades do projeto, divulgar o trabalho desenvolvido ao longo desses meses com as crianças, bem como apresentar as múltiplas possibilidades do projeto de articular capoeira, arte e educação.
Desse modo, privilegiou-se nesta publicação os registros fotográficos, os desenhos e as imagens em detrimento de análises teóricas e/ou textuais sobre a temática. Compreende-se que essa escolha possibilita às crianças o contato com um material específico, isto é, um livro em que elas se reconheçam como agentes atuantes e partícipes.

 

Ficha técnica

 

Rodrigo Fonseca – Ministrante das aulas de capoeira / Fotografia | Lilianny Rodriguez Barreto dos Passos – Pesquisa / Produção de texto | Marco Antonio Fonseca – Ministrante das aulas de capoeira | Beatriz Maestri – Produção do Batizado | Elys Faria Bittencourt – Revisão de texto | Rafael Ferrer Kloss – Projeto gráfico e diagramação / Arte final e capa | Juliana Cristina Reinhardt – Edição | Victor Augustus Graciotto Silva – Coordenação do projeto / Supervisão editorial

 

Projeto contemplado no Mecenato / 2015 e realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, Fundo Municipal de Cultura – Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.

 

Incentivo: Banco do Brasil

Produto Cultural:

Livro impresso

Disponível para DOWNLOAD

0

SUBIR

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.

Mais Info